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19 DICAS PARA VIVER DE VENDAS EM TEMPOS DE COVID19

1) Aproveite cada contato para saber como o cliente está lidando com essa situação. Escute atentamente e colete exemplos positivos para mostrar aos outros clientes. Lembre-se: conhecimento é poder.

2) Não seja uma pessoa positiva nesse momento. Se você ligar para clientes com um ar de bobo alegre, eles perceberão na hora que você está desconectado da realidade. Meu conselho é que você seja um (realista esperançoso), já dizia Ariano Suassuna.

3) Coloque-se à disposição do cliente para fazer visitas, tranquilize-os dizendo que você já vem fazendo algumas visitas e está gozando de ótima saúde no momento. Fale que está se protegendo 100% e respeitando todos os protocolos de segurança.

Exemplo: João, pensando em atender melhor meus clientes e respeitar os protocolos sanitários, estou atendendo apenas 1 vez por semana. As visitas têm sido rápidas e eu tenho usado álcool gel, luvas e máscara. Você poderia me atender na próxima quinta-feira, não vai durar mais do que 10 minutos do seu tempo?

4) Concentre-se na sua atual lista de clientes, a meta agora é evitar perdê-los. Prospecções devem acontecer, mas não trate essa ação como prioridade, uma vez que, em tempos de crise, é mais fácil vender para quem já lhe conhece e gosta de você.

5) Atualize suas redes sociais e esteja 100% acessível. Use bem o FB, pois muitos decisores sêniors usam o Facebook. Fazer uma LIVE apresentando seus produtos é uma boa. Muitos diretores com mais de 50 anos estão em casa, eles estão acessando bastante as redes sociais. Estudos demonstram que o tempo de uso do celular , em alguns casos, supera 130% de aumento.

6) Sei que é difícil, mas é preciso pensar em alguns exercícios do tipo: se eu ficar até o final do ano trabalhando em casa, como eu posso tirar algum proveito disso? Crie cenários se preparando para o pior, dessa forma, evitará desapontamentos.

7) Você não tem nada a perder, é hora de criar e ou inovar seus produtos e serviços. Já criei 3 novos produtos nessa pandemia. O que não podemos é ficar PARADOS. A paralisia custa caro.

8) Não se culpe e não se sinta insensível porque está vendendo. Ache quem ainda está comprando e faça seu trabalho sem hesitar.

9) Tudo bem se você não conseguir vender mesmo após tentar do jeito certo. O importante é você manter a comunicação com seus clientes e continuar desenvolvendo relacionamento. Se você abandoná-los, eles lembrarão de você de forma negativa quando isso tudo passar. Sua marca também sentirá os impactos caso a sua comunicação não seja aquela que o mercado deseja.

10) Desenvolva um pensamento de adaptação diária, mesmo criando cenários, não tente acertar o que vai acontecer no futuro, apenas mantenha o FOCO no presente e dê atenção aquilo que você pode controlar.

11) Quem não tem reservas deve cuidar bem das suas finanças, fazer bons acordos, negociar e renegociar contratos, mas sempre mantendo o bom senso ao invés de romper relações. Quando isso tudo passar, relembrar se está mesmo vivendo de acordo com o seu padrão de vida. Uma das lições que aprendi nessa pandemia é que podemos viver com bem menos…

12) Estudar negociação e vendas para poder estar mais capacitado quando o mercado retornar. Teremos muitos vendedores brigando pelo mesmo bolso, você só vai vencer se realmente estiver afiado e bem treinado.

13) Mostre pra seu cliente que não vamos superar essa pandemia deixando de comprar uns dos outros. Faça ele entender que somos partes da mesma engrenagem.

14) Se seus clientes estão em casa você terá mais dificuldade para falar com eles, portanto, tente outros canais de comunicação e não apenas o óbvio (e-mail corporativo e o telefone fixo da empresa). Chegou o momento de você seguir seus clientes no Instagram ou FB , por exemplo.

15) Como todos estão bem estressados, alguns clientes podem não lhe responder de imediato, ainda que visualizem sua mensagem. Um boa saída é usar o bom humor para tentar arrefecer tanto CORTISOL.

Exemplo: João, percebi que visualizou minha mensagem. Olha, não se preocupe, estou com ZERO CORONA e por telefone o risco é ZERO.  (Colocar emoji é legal porque suaviza a mensagem).

16) Não tente postar conteúdos SEM NENHUMA RELAÇÃO COM O QUE ESTAMOS VIVENDO, isso pode ser um tiro no pé. Vai demonstrar também que você está desatualizado ou iludido. Admitir, refletir e oferecer opções personalizadas para esse momento, esse é o JOGO!

Exemplo: uma amiga que faz festas de aniversário, montou kits pra aniversários com 4 pessoas. Antes ela só vendia acima de 20 pessoas.

Exemplo: um amigo criou um serviço para LAVAR e DESINFETAR seu carro contra o covid19. Ele apenas deu novo significado pra lavagem e ainda ofereceu mais comodidade.

17) Teste aplicativos que nunca utilizou antes, desde CRM até aplicativos de video-conferência. Esses últimos podem configurar seu mais novo canal de vendas.

Vou recomendar alguns aqui: ZOOM, Streamyard, Pipedrive, Linktree, Anchor, Snovio, Inshot.

18) Usar suas redes sociais para fomentar sua opinião política ao invés de VENDER e agregar valor, demonstra que viver de vendas não é mais uma prioridade pra você. Estamos no século do sentimentalismo , sendo assim, guarde sua opinião para seus grupos privados e de amigos, pois quando o assunto for CLIENTES E VENDAS – não coloque suas crenças políticas acima do trabalho que garante a sobrevivência da sua família.

19) Meu plano de guerra se chama: 3F (Filtro , Foco e Força). Escolher de forma seletiva a informação de melhor qualidade, evitando gente ruim que mais atrapalha mais do que ajuda. Eliminar distrações e FOCAR seu dia a dia em uma rotina estruturada de trabalho que lhe apresente resultados mínimos. Por fim, ter a mente FORTE, porque pode lhe faltar tudo, menos coragem.

 

P.S – Se ajudou você, COMPARTILHE!


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