Conversando com um cliente amigo hoje cedo ele disse: “Fabricio, eu apago todas essas mensagens genéricas de Natal que eu recebo, eu já sei o conteúdo e eles fazem isso pra todo mundo. As únicas que eu ainda leio são aquelas que as pessoas colocam meu nome e citam algo que norteou nossa relação naquele ano.
Esse tipo de depoimento é como receber um soco de Chuck Norris na cara.
Imagine um mundo com 7 bilhões de pessoas e ao mesmo tempo todas elas querem ser únicas, por que então você ainda vai perder seu tempo enviando um cartão de natal genérico?
O que não fazer para não ser deletado?
1 – Selecione seu top 10 clientes do ano e mande uma mensagem personalizada para cada um, citando um fato bacana que aconteceu naquele ano, afinal, personalizar não é só colocar o nome do cidadão na mensagem, longe disso.
2 – Entregue brindes relevantes para eles. Muitas empresas já disponibilizam verba de marketing para esse tipo de ação. Se o brinde for muito bacana, a galera coloca até nas redes sociais e faz propaganda de graça para sua empresa
3 – Importante é a mensagem e não o design – um e-mail simples, um cartão escrito à mão, tudo isso sem fotos e firulas pode ter um efeito melhor do que um cartão com design fantástico de conteúdo genérico.
4 – Pague do seu bolso – tem profissional que espera tudo da empresa, eu chamo esse cara de morcego corporativo, não seja um deles.
Um profissional da indústria farmacêutica que eu conheço repete o mesmo ritual todos os anos: ele compra caixas de bombons e sai distribuindo para as secretárias dos médicos que ele visita. O laboratório que ele trabalha não disponibiliza essa verba, ele paga do próprio bolso e fica muito feliz com isso. O curioso é que “incrivelmente” – ele sempre consegue saber a hora que o médico vai chegar no consultório…
Nesse exato momento, estou digitando 20 e-mails para meus principais clientes. Ficarei a manhã toda fazendo isso. E você, que ação personalizada está fazendo?