Se você for uma pessoa muito inteligente (não é o meu caso) e não souber vender o seu peixe – você corre sérios riscos de algum médio (é o meu caso), tome o seu lugar na fila do sucesso.
Eu já perdi as contas de quanta gente média consegue mais sucesso na vida do que gente muito mais inteligente. Essas pessoas são, absolutamente, avessas ao marketing pessoal, seja por timidez ou até mesmo pelo peçonhento ditado popular que versa sobre a importância de ser humilde e de esperar o reconhecimento…
Os professores da humildade usam exemplos de Gandhi, Madre Tereza e outros mitos da história mundial para justificar o dogma da humildade e reforçar que ser paciente vai gerar reconhecimento amplo do chefe e do mercado, inclusive com aumento de salário e novas oportunidades de contratação. Os humildes literalmente não vão até a montanha, elas preferem que a montanha “de alguma forma”, vá até eles.
Eu sou radicalmente contra você governar sua vida pela exceção. Recomendo, que você decida com base em fatos, dados e números. Insisto que sua decisão seja pautada na sua vivencia e na sua própria realidade.
A maioria dos líderes das empresas tem um problema crônico em reconhecer e fazer elogios em público. Eles acham que o funcionário ficaria convencido, logo sua produtividade despencaria, isso é um equívoco. Não adianta remar contra, tenha resiliência e drible essa máxima nefasta ousando falar de você, ouse falar das coisas bacanas que você vem fazendo, doa a quem doer não sabote sua oportunidade de criar a imagem que realmente você merece.
A HUMILDADE PODE ARRUINAR SUA CARREIRA
Aqui um exemplo prático extraído do livro Outliers do autor Malcolm Gladwell: imagine alguém com um Q.I 30% maior do que o famoso físico e pensador Albert Einstein, alguém que tenha começado a falar com 6 meses de idade e com 11 anos já conseguia resolver problemas matemáticos complexos. Com certeza um cérebro propenso a ganhar um prêmio Nobel, não é mesmo?
O nome dele é Chris Langan. Você o conhece? Não? Nem eu. Chris, infelizmente, não ganhou nenhum prêmio Nobel.
Talvez você já tenha passado por isso, ou no mínimo conhece alguém que seja exatamente como Chris, um superdotado brilhante preso em sua caixinha humilde.
É lastimável Chris não ter tido destreza social suficiente para mostrar seu trabalho ao maior número de pessoas possíveis e com isso achar um mentor, um patrocinar, alguém que soubesse extrair todo o seu talento escondido.
Chris não teve a sorte, que Steve Wosniak, outro gênio escondido, teve ao encontrar Steve Jobs. Ah! Não preciso nem dizer o quanto Jobs era humilde, né? J
Fique sabendo que o seu talento é só mais uma condicionante , ela não substituirá sua capacidade de fazer as conexões certas, na época correta e com o ambiente favorável.
A CHAVE de ouro pra quem deseja crescer na vida é: CONTE SUAS CONQUISTAS e não espere reconhecimento.
4 AÇÕES RÁPIDAS PARA VENDER SEU PEIXE
1) Tenha o peixe primeiro – alcance o resultado, faça bem feito, ninguém vai contar ou maquiar algo que não existe, o resultado precisa ser consistente e diferente, algo que realmente seja importante que os outros saibam.
2) Envolva outros setores – não importa que você é da contabilidade, SE VOCÊ fez um trabalho fodástico, divulga isso no e-mail, na intranet e copie no e-mail pessoas estratégicas de outros setores, afinal, você quer deixar um legado para empresa e não apenas para o seu setor.
3) Fale nas redes sociais – converse com amigos e com seu networking sobre suas façanhas. Fale com entusiasmo do projeto que conseguiu, do grande pedido, da superação de uma crise com uma ação diferenciada – é importante que as pessoas saibam o que você vem fazendo, pois quando você precisar delas no futuro – elas já sabem aquilo que você faz e quanto bom profissional você é.
Nas redes sociais menos é mais. 5 fotos de uma viagem são bem melhores e mais impactantes do que 50 fotos. Segundo estudo da Birmingham Business School, você pode perder diversos amigos ao se auto-promover em demasia.
4) Atualize seu linkedin – Coloque os diplomas, certificados e ações diferenciadas. Peça que recomendem você para validar ainda mais sua performance. O linkedin é um bom termômetro de quem você é. Vejo pessoas fora dessa rede e muitas outras com perfis desatualizados e incompletos, não faça isso – não estrague seu peixe.
UM ALERTA!
Existe uma linha tênue entre falar das suas conquistas e ser um babaca arrogante. Isso acontece quando você aumenta demais a história e transforma um simples peixe em um fantasioso cardume.
O resumo da ópera é: vender SEMPRE apenas o peixe que você pegou, fazer isso de forma consistente, prudente e jamais, absolutamente jamais conte uma história de pescador.