Blog

O QUE EU APRENDI NA AMBEV

Palavras bonitas, historinhas do Google, dicas rasas de vendas , ser grato ao universo, nada disso vai pagar suas contas no final do mês.

Preparar, Apontar, VENDA!

Sinceramente, não é fácil passar 06 anos em uma empresa com pressão diária e com um nível de cobrança avassalador. Realmente, quem não for FACA NA CAVEIRA e não tiver sangue adaptável nos olhos, não consegue resistir por muito tempo. Cansei de ver gente indo embora durante o período de experiência.

No meu caso, foram 03 anos como vendedor , 05 quedas de moto e mais 03 anos como supervisor. Foram anos bons e ruins, com acertos e erros, mas sem dúvida, com uma rica e IMPAGÁVEL experiência para ambos.

O que eu quero dizer é que você não está lendo um texto de um professor teórico ou de um guru da autoajuda, você está lendo um relato de alguém com o mesmo DNA de vendas que o seu.

Na Ambev eu atendi do pobre ao milionário , eu paguei para o traficante me deixar vender dentro da favela, eu cai com a cara na merda, eu fiz tudo que um vendedor precisa fazer para sustentar sua FAMÍLIA.

O livro "Sonho Grande" não tem nada de SONHO, ninguém na Ambev lê BEL PESCE. O livro de cabeceira de qualquer gerente é: “Gerenciamento da Rotina”, de VICENTE FALCONI.

Na empresa que foi minha escola de vendas nós nunca acreditamos que competir é o que importa, os executivos são ensinados que o importante é vencer, preferencialmente aniquilando a concorrência ou comprando-a. 

Soa agressivo e arrogante, né? Sei…"Os coitadinhos" do Facebook que o digam, comprando o WhatsApp por 19 bilhões e agora tentando aniquilar o SnapChat com o Instagram Stories. 

Pasmem! A última revista da EXAME (as 1000 maiores empresa), mesmo na crise, a AMBEV foi a número 01 no ranking de lucratividade, ela comprou sua maior concorrente, a SABER MILLER, e agora é a maior cervejaria do mundo, tanto em volume como em faturamento.

Se antes o orgulho do Brasil era a Petrobrás, sinto informar, hoje a maior e mais prestigiada empresa brasileira vende CERVEJA.

E qual é o grande segredo da AMBEV ?

Você pode citar a gestão, o orçamento BASE ZERO ou até mesmo os programas de excelência e treinamentos, entretanto, como conhecedor visceral da coisa, eu posso assegurar que o principal diferencial dessa empresa é a sua AGRESSIVIDADE EM VENDAS.

Isso mesmo, AGRESSIVIDADE.

Nada dessa conversa mole dos anos 80 de entender as necessidades, ouvir, amar o que se faz, realizar sonhos e SERVIR o cliente. Isso tudo são mantras de gurus ultrapassados e absolutamente vocacionados para a pegada AUTOAJUDA de sempre.

Eu tinha 40 clientes para atender por dia, isso mesmo que você leu, QUARENTA. Tinha que atendê-los em 08 minutos, cada. 90% deles não queriam comprar porra nenhuma. Se eu fosse atender a necessidade ou SERVÍ-LOS eu já estaria pobre.

Quer outro exemplo? veja o finado e agressivo Steve Jobs, ele nunca atendeu as necessidades dos clientes, ele criou necessidades e revolucionou a maneira como nos comunicamos.

Você pode ser agressivo sendo extremamente persuasivo, estratégico e inteligente.

Mas Fabricio, a AMBEV é diferente. Eu ouvi de um tiozinho palestrante que o modelo correto é o da DISNEY. (encantar clientes).

Jura? Tragam um OSCAR para esse homem, pois não é fácil enganar alguém tão inteligente como você.

Quando alguém tenta ensinar que devemos aprender com o modelo DISNEY, eu sinto vontade de dizer: “amigo,quando eu sai da montanha russa do HULK, uma senhora feliz e sorridente me ofereceu uma foto por 25 DÓLARES, isso mesmo, quase 100,00 reais por uma foto…Pode isso, Arnaldo?".

Esse gurus vendem o modelo DISNEY com aquela áurea de empresa boazinha, que encanta os clientes sempre com sorrisos, servindo, pintando os postes diariamente e amando todos.

Mas o MICKEY não é tão bonzinho assim...O que os gurus OMITEM é que a DISNEY é AGRESSIVA pra cacete na hora de vender seus produtos.

Os gurus da autoajuda não falam das lojas de souveniers com seus preços ABUSIVOS que somos obrigados a passar quando saímos dos brinquedos, não falam das fotos de 100 reais ao descer da montanha russa e nem mesmo do ingresso mais caro para pegar menos filas.

O modelo Disney sem firulas é a prova CABAL que você pode ser agressivo em vendas sem gritar com clientes ou empurrar produtos de qualquer jeito.

Fica a lição: quando falarem pra você NÃO ser agressivo e apenas ACREDITAR NOS SEUS SONHOS, lembre-se que da AMBEV à Disney, todos são agressivos.

O texto poderia acabar no parágrafo acima, contudo, como sou tático e não gosto de lorota, vou demonstrar de forma prática como funciona uma venda AGRESSIVA.

CERVEJA PRETA

Ser agressivo é descartar as respostas que não servem.

Quando um cliente de um boteco diz que não quer comprar cerveja preta, ele está completamente ERRADO.

Como assim? O vendedor agressivo entende que a cerveja preta combina com boteco, combina com caldinho de feijoada, combina com ovo de codorna, combina com clientes que querem “espalhar o sangue e melhorar a circulação”. (depoimento de cliente), quem sou eu para duvidar?

Se o produto vai fazer bem ao cliente e seus consumidores por qual razão eu desistiria fácil? Por qual motivo eu não seria INCISIVO se eu fui treinado o suficiente para entender do negócio tão bem ou melhor que o próprio cliente?

O grande lance do vendedor agressivo é ajudar o PONTO DE VENDA a vender essa gostosíssima cerveja preta, fazer seus consumidores felizes e ganhar dinheiro.

Como fazer isso?

Exposição do produto, merchandising bacana, precificar adequadamente, sugerir promoções criativas e refrigerar na temperatura apropriada. Simples assim. 

Eu perdi as contas de quantas vezes os clientes me XINGAVAM quando eu insistia em oferecer a CERVEJA PRETA, mas depois de algumas tentativas – eles mesmos passavam a consumir o produto e divulgar a marcar.

A partir de agora, quando ousarem dizer pra não ser agressivo em vendas, abra um sorriso padrão Disney e aprecie uma bela e estupidamente gelada cerveja preta. :)

Aqui é a verdadeira Disney, Aqui é a Ambev , Aqui é #FacaNaCaveira

blog comments powered by Disqus
logofotter Copyright © 2013 - Todos os Direitos reservados - QUEBRE A BANCA
logofotter Copyright © 2013 - QUEBRE A BANCA
Todos os Direitos reservados