DESCULPA, MAS ONDE ESTÃO AS PALESTRANTES?

Será mesmo que a mulher não pode palestrar e nos ensinar a vender?

Preparar, Apontar, VENDA!

A sociedade deve entender de uma VEZ POR TODAS, que não adianta mais subir o SARRAFO, pois elas VÃO CHEGAR AO TOPO CUSTE O QUE CUSTAR.

Estou participando de mais um circuito de palestras online da importante revista VENDA MAIS, entretanto, o que mais me espantou foi o número diminuto de representantes do sexo feminino no evento.

COMO ASSIM? A VENDA MAIS esqueceu das MULHERES? Muito pelo contrário, essa foi a primeira bola levantada por eles, que exigiram a indicação de nomes de mulheres para palestrar no circuito de palestras desse ano.

Mas ai vem a BOMBA: por incrível que pareça, o volume de mulheres que realmente são palestrantes profissionais e já com alguma experiência de mercado é absolutamente inexpressivo.

Não por acaso, as palestrantes profissionais, (as poucas que nós temos), fazem tanto sucesso. Pergunte a Leila Navarro, Marta Gabriel, Adriana Albuquerque ou mesmo a empresária Luiza Trajano, quantas palestras elas já fizeram ?

É bonito saber que elas rodam muito e têm sucesso, mas é triste saber que elas são tão poucas. Se falarmos de mulheres palestrantes profissionais na área de VENDAS, a escassez é ainda pior.

Será mesmo que mulheres não podem palestrar e nos ensinar a VENDER?

O último livro TED TALKS é certeiro quando afirma que as mulheres subestimam demais seu potencial. Se elas já têm receio de se apresentarem em algumas reuniões mais cascudas repletas de homem, imagina palestrar na frente de centenas de pares de olhos ?

Uma das minhas inspirações é a Sheryl Sandberg, executiva do Facebook, ela já falava a respeito desse excessivo respeito que as mulheres possuem pelos homens…

Durante uma de suas entrevistas, Sheryl cita um homem da sua própria família, que mesmo sem ter muito conhecimento, vai lá, chuta a porta e começa a falar como se soubesse de tudo. Ela lamenta que do lado feminino acontece justamente o contrário: medo , angústia e previsão de um futuro sempre ruim ao se expor.

Infelizmente o mundo é cruel, mulheres tímidas e que não sabem “se vender”, sempre sofrem em dobro.

Eu conheço palestrantes homens e posso afirmar: muitos têm conhecimento absolutamente mediano, uma boa parte deles nem se prepara direito, terceirizam a parada e acham que vão compensar usando oratória, performance teatral e bajulação.

A mulher jamais será superficial e o motivo principal é que, em linhas gerais, elas se preparam melhor. Mulheres estudam mais, se preocupam com todos os detalhes e divagam menos.

Se você é um contratante , NUNCA deixe de oferecer o nome de um mulher para seus clientes.

Não deixe acontecer o que vi um dia desses no Facebook: congresso de vendas com 07 homens e NENHUMA mulher. Eu vou repetir: 07 sabichões das vendas e absolutamente NENHUMA MULHER.

Eventos desse tipo passam a seguinte mensagem: "mulheres não são boas palestrantes de vendas, não conseguimos achar nenhuma”. Jura?

Essa impressão é contraditória ao que vivi nos meus últimos 15 anos como executivo na área de vendas, pois conheci verdadeiras máquinas de vendas , mulheres absolutamente focadas em resultados e que entregavam números acima das expectativas.

Trabalhei com Sara, supervisora de telemarketing, sabia treinar muito bem as equipes, teve 3 filhos e mesmo assim era fodástica nos números, fazia malabarismo para gerenciar a rotina da casa e do trabalho.

Trabalhei com Regina, gerente de mercado, dentre 14 unidades tinham os números mais impressionantes. Uma líder, uma guerreira, uma mulher completa.

Mariana, Silvania, Andréia, Zamir, Milena, Rose e Cláudia, são muitas as mulheres impressionantes com quem já trabalhei. Todas elas seriam capazes de palestrar em qualquer evento de vendas ou gestão – qualquer um, mas falta o tal do EMPODERAMENTO que a sociedade ainda está aprendendo a fazer.

O que fazer para acelerar a mudança ? O que fazer para aumentar o número de mulheres fazendo palestras e principalmente palestras de vendas?

Podemos começar com INCENTIVO e OPORTUNIDADE. Não conheço nenhuma mulher que bem incentivada e direcionada não consiga entregar resultados e superar assim todos os clichês.

Se você leu até aqui é porque algumas das ideias apresentadas nesse texto fazem sentido pra você. Comece a mudança e compartilhe esse texto com uma mulher, quem sabe você não estará incentivando uma futura palestrante de sucesso.

blog comments powered by Disqus