Como curar líderes MÍOPES

Sua empresa demora muito a tomar decisões? Tem gerente míope na parada.

Como curar líderes MÍOPES

Sua empresa demora muito a tomar decisões? Tem gerente míope na parada.

O micro gerenciamento é um praga, afinal, quem gosta de trabalhar sem autonomia e com um chefe chato grudado o tempo todo no nosso pescoço? A miopia coloca o líder em um hábito destrutivo de centralizar decisões, fiscalizar o básico e procrastinar decisões estratégicas.

O míope não reconhece os sintomas e age todos os dias no piloto automático, afetando a qualidade de vida dele e de todo o o time.

A maioria dos líderes de hoje não estão preparados para geração Y e muito menos para a próxima geração. Existe um percentual enorme de funcionários sem comprometimento e outros tantos abandonando a empresa em virtude de seus chefes que tem miopia gerencial.

Algumas pesquisas revelam, que 55% dos funcionários acreditam que gerentes míopes que não delegam e micro gerenciam suas tarefas afetam sua produtividade. Outros estudos afirmam, que 38% dos funcionários preferem fazer atividades desagradáveis ​​do que sentar-se ao lado de gerentes míopes.

Aqui você vai encontrar alguns sintomas que podem revelar que seu chefe é um líder míope. MAS, como sempre acredito em CURA, também listei nesse artigo os antídotos para ajudar aqueles que ainda têm salvação.

EVITA DELEGAR COISAS IMPORTANTES

O gerente míope acredita que tarefas importantes é melhor que fiquem e sejam executadas por ele. Em primeira instância a coisa pode dar certo, todavia, com o passar do tempo a coisa vai aumentando de tamanho e o gerente fica sobrecarregado, aumentando o nível de estresse dele e de toda equipe 

ANTÍDOTO #QB - Use a regra dos 80%. Se um liderado fizer 80% do jeito que eu faria, eu deixo na mão dele. Eu não quero clones, quero pessoas que saibam resolver as coisas sem precisar de mim a todo tempo, deixe-me ler minha revista em paz.

Delegar é uma habilidade, requer coragem e treinamento. Você precisa ter coragem uma vez na vida de entregar uma tarefa complexa para seu liderado e simplesmente desligar o telefone.

CONTROLAR OS PONTEIROS DO RELÓGIO

Gerentes míopes passam e-mails de 5 em 5 minutos para acompanhar as tarefas, isso quando não ligam constantemente na larica de descobrir se o plano está andando conforme o planejado. Muitas vezes o plano ainda nem começou e o sujeito já está querendo o status da tarefa.

Também têm os maníacos por horário, você precisa acertar o relógio de acordo com o dele e, se você mesmo assim chegar atrasado, prepare-se para terceira guerra mundial.

ANTÍDOTO #QB - Existem maneiras mais inteligentes de acompanhar processos, uma delas é através de um CRM, que pode lhe dar o status atual sem que você tenha que encher o saco de ninguém. Relatórios semanais com problemas e ações tomadas também resolvem. Quanto mais tempo o funcionário estiver concentrado na tarefa, melhor será o resultado ao final da semana de trabalho.

Ok Fabricio, mas se eu não acompanhar todo dia a tarefa eles não fazem a parada. Míope! E você ainda está com essa gente?

APREÇO SEXUAL POR RELATÓRIOS

Você leu acima que recomendei um relatório SIMPLES por semana. Mas gerentes míopes não se dão por satisfeitos com relatórios semanais simples. Eles são obcecados por relatórios detalhados e cheios de firulas, o pior é que a maioria desses gerentes míopes não leem os relatórios feitos na íntegra, alguns nem abrem o arquivo.

Eu mesmo já fiz um teste enviando uma receita de bolo no meio de um relatório que mandei para um antigo chefe, já sai da empresa e até hoje ele não sabe que naquele relatório que ele não leu, existia uma excelente receita de bolo de cenoura com chocolate.

O pior também acontece quando eles finalmente leem, querem que você corrija coisas insignificantes e deixam de focar nas ideias e nas estratégias, abandonando o foco na visão MACRO da informação.

Quanto maior a equipe, maior é a obsessão.

ANTÍDOTO #QB - Exija apenas um relatório mensal mais detalhado, um painel de bordo com pontos fortes e fracos do mês, bem como os indicadores de desempenho do mês e seus resultados, além de um plano de ação para trabalhar os indicadores que estiveram com pontuação baixa.

Cada funcionário tem 6 minutos para apresentar e nada mais. Você não está escrevendo monografia meu querido, você está gerenciando uma empresa.

PUNE OS INFRATORES.

Houve um episódio que precisei tomar uma decisão rápida por conta própria – o gerente míope sabia que tinha feito algo sem o consentimento dele, então de forma maquiavélica esbravejou no meio da sala: “com ordem de quem você fez isso”?

Claro que minha vontade foi falar: DA SUA MÃE. Mas a famosa resiliência entrou em campo e expliquei que me antecipei, mas minha intenção foi boa porque não tínhamos mais tempo. A resposta foi seca: não vou permitir mais isso, “essas coisas” tem que passar por mim.

Esse tipo de reação é para intimidar e desencorajar funcionários a tomar decisões por eles mesmos. Os funcionários ficam acuados e se sentem com medo de assumir responsabilidades.

ANTÍDOTO #QB – Nesse caso precisamos separar o joio do trigo, se o cara errou apenas porque é um míope que não teve a formação adequada em liderança tudo bem, mete o rapaz em curso de liderança de 400 horas para reverter da metamorfose, porém se o caso for de ÍNDOLE... Aí a coisa vai ficar feia meu amigo, melhor cair fora enquanto é tempo, pois o gerente míope não quer nunca ver você brilhar - isso seria insuportável e o cegaria para sempre.

Quer receber meu conselho de GRAÇA?

 

logofotter Copyright © 2013 - Todos os Direitos reservados - QUEBRE A BANCA
logofotter Copyright © 2013 - QUEBRE A BANCA
Todos os Direitos reservados